Porque fazer Manutenção de Computador

5 motivos pra você visitar São Raimundo Nonato
abril 2, 2020


O computador desempenha um papel vital na nossa vida diária e podemos usar um PC para fazer muitas coisas, por exemplo, navegar na Internet, assistir filmes, jogar jogos, lidar com o trabalho etc.

De forma que a manutenção do PC é muito importante para garantir que o computador funcione sem problemas. .

Se você já perdeu arquivos importantes devido a uma falha no disco rígido, gastando muito tempo removendo um vírus desagradável ou fritando uma CPU desde que não limpou o ventilador, talvez saiba claramente por que precisa cuidar do seu computador.

 

Prevenção é melhor remedio para seus computadores!

Se você usar algum tempo para executar algumas tarefas básicas de manutenção do seu PC, poderá não apenas garantir que a máquina tenha um desempenho ideal, mas também prolongar a vida útil do dispositivo.

Caso contrário, os poucos minutos que você não gastou em manutenção no pc / laptop poderão se tornar horas de trabalho desnecessário no futuro.

E muito importante executar algumas tarefas necessárias para que o seu PC funcione da melhor maneira possível e também para protegê-lo.

Tipos de manutenção do computador e notbook que você deve executar regularmente e como fazê-las efetivamente.

Alguns tipos manutenção de notbooks e computadores

1. Manutenção Preventiva
Esse tipo e é realizado para evitar possíveis falhas, melhorar a função de um sistema e prolongar a vida útil de vários componentes do computador.
A manutenção preventiva é útil, pois pode detectar pontos fracos no sistema, diminuir o tempo de inatividade do sistema e reduzir o número de reparos.

A manutenção preventiva inclui varredura e limpeza através de antivírus, a criação de backups liberando espaço em disco e RAM .
A manutenção preventiva de hardware deve se referir à limpeza periódica do equipamento e de seus componentes.

,

2. Manutenção Corretiva
Por meio da manutenção corretiva, voçe vai resolver os problemas de falha, você deve encontrar a causa e impedir que ela aconteça novamente.

 

3. Manutenção evolutiva
O último tipo é desenvolver o sistema do seu computador para que ele possa ter um desempenho mais eficiente. Esse tipo se refere a hardware e software, para que você possa atualizar o Windows e alterar várias partes do PC para obter melhor desempenho.

 

Resumo:
manutenção de pc e notbooks

Se você é um dos usuários que usa um computador com frequência.
Você presta muita atenção à manutenção do PC pessoal?
Na publicação de hoje, vou apresentar 13 ideias fáceis de manutenção do computador e notbook, que até os iniciantes podem executar .

 

1. Limpe seu computador
Se houver poeira no computador, ela parecerá grossa e o PC reterá o calor, reduzindo seu desempenho e vida útil.
Assim, você pode abrir o gabinete (para uma área de trabalho) e remover o pó.
Além disso, use um pano úmido para limpar a caixa. Para uma área de trabalho, não esqueça o monitor.

Além disso, a poeira pode entupir seus ventiladores e teclado. Então, você também deve limpá-los. Um cartucho de ar comprimido é útil. Além disso, não negligencie portas e fendas de um laptop e desktop.

 

2. Não bloqueie os respiradouros
Como as pessoas, as máquinas também precisam respirar. Portanto, não bloqueie a ventilação, que visa garantir que seu computador possa permanecer frio o suficiente para funcionar corretamente.

 

3. Mantenha sua comida e bebida longe dos computadores
Não coma e beba em seu laptop ou desktop, pois a consequência é séria.

Por exemplo, seu teclado pode ser destruído após um único derramamento ou resíduos de comida penetrar na caixa do seu dispositivo e danificar os componentes internos.

 

4. Não sobrecarregue sua bateria
Não mantenha seu dispositivo conectado o tempo todo. Isso ocorre porque o carregamento desnecessário pode retardar a capacidade regenerativa da bateria. E a capacidade de manter uma cobrança pode cair um ano depois. Geralmente, você pode definir o seu laptop para que ele não seja carregado ao atingir 20%.

Nota: Às vezes, você encontra seu PC conectado, mas não está carregando . Isso é causado pelas suas configurações.

 

5. Crie um backup para seus arquivos e sistema importantes
Como proprietário de um computador, a coisa mais importante que você pode fazer é fazer backup dos dados importantes armazenados no seu disco rígido.

Essa dica também é uma parte vital da manutenção regular de computadores pessoais, pois falhas inesperadas no disco rígido, problemas sérios no computador, vírus etc.

podem causar perda de dados. Além disso, o sistema também trava e não pode ser inicializado.

 

6. Execute verificações antivírus e de malware regularmente
Esta dica de manutenção do computador deve ser desnecessária, mas dizemos de qualquer maneira.

Qualquer computador deve ter um software convencional de proteção contra vírus e detecção de spyware para monitorar o sistema em busca de ameaças em tempo real e removê-las para manter o PC seguro.

No Windows 10, o Windows Defender pode oferecer prevenção em tempo real de vírus e ameaças, proteção de conta, firewall e proteção de rede, etc.

Como alternativa, você pode instalar um programa antivírus ou anti-malware no seu computador, por exemplo, Malwarebytes ou Avast . Basta executar essa ferramenta para executar uma verificação completa de vírus, spyware, malware etc.

 

7. Sempre execute seu firewall
O Firewall do Windows no sistema operacional é a primeira linha de defesa contra malware. Ele pode filtrar algumas informações da Internet e impedir a instalação de programas potencialmente perigosos.

Esta ferramenta deve estar sempre em execução.

É bastante útil quando você instala novos aplicativos de uma fonte de terceiros que não seja o fabricante ou o desenvolvedor.

 

8. Desinstale programas que você não usa
Ao usar um computador por um longo período, você pode ter instalado todos os tipos de programas. Às vezes você pode esquecer ou não perceber que os instalou.

Esses programas tornam o computador mais lento com o tempo e ocupam muito espaço em disco. Até alguns rodam em segundo plano e consomem os recursos do sistema.

 

9. Atualize o sistema e os programas do Windows
Uma das melhores maneiras de garantir que o seu PC esteja no melhor estado é manter o sistema operacional atualizado.

Para o sistema Windows, a Microsoft sempre lança atualizações e patches de segurança para melhorar a experiência geral do usuário.

 

10. Limpe seu disco
À medida que o tempo passa, seu PC é preenchido com uma grande quantidade de informações desnecessárias, incluindo arquivos temporários, miniaturas, páginas da Web, instalação antiga do Windows e mais outras.

Muito espaço em disco está ocupado e o PC pode ficar lento.

A limpeza do disco é uma excelente dica de manutenção do computador. No Windows, você pode solicitar ajuda à Limpeza de disco.

Se você estiver usando o Windows 10, poderá ir em Configurações> Sistema> Armazenamento para excluir arquivos temporários.

 

11. Use uma ferramenta de análise de espaço em disco
Para manter seu PC limpo e livre de dados desnecessários, é útil entender o que está no seu computador.

Uma ferramenta de análise de espaço em disco pode digitalizar seu PC e mostrar todos os seus dados.

 

12. Limpe o sistema do seu PC
Para garantir que seu PC permaneça rápido e sem lixo, você pode usar uma ferramenta de limpeza de PC para limpar alguns arquivos como cache, logs, fragmentos, arquivos temporários etc.

do sistema Windows, pois esses arquivos podem ocupar muito espaço, causar erros de software e abrandar o sistema.

O CCleaner é uma das ferramentas de limpeza de PC mais excelentes e pode limpar maravilhosamente arquivos indesejados.

 

13. Use uma ferramenta de monitoramento de temperatura de CPU e GPU
Como é sabido, o superaquecimento do PC pode ser um problema muito sério, pois pode causar corrupção de dados e danos permanentes aos componentes do PC.

No seu computador, CPU e GPU são as partes fáceis de aquecer. Observar a temperatura ajudará a mantê-la fresca, se necessário.

Portanto, o uso de uma ferramenta de monitoramento de temperatura de CPU e GPU pode ser uma boa etapa de manutenção do computador. O HWMonitor é recomendável.

Dica: além dessas dicas de manutenção do PC, há outras dicas que você pode tentar – use uma ferramenta de monitoramento de integridade do disco rígido, como CrystalDiskInfo, libere espaço.

Com as soluções de armazenamento em nuvem, desligue o PC corretamente, tenha cuidado com redes WiFi desconhecidas, etc.

Se você tiver outras dicas sobre a manutenção do seu PC, informe-nos deixando um comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *